Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Vida Presente

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vida Presente


No nosso dia a dia, ficamos tão envolvidos com os problemas, a atenção voltada quase que tão somente para o próprio umbigo, que passamos pelas pessoas e não as vemos. Aliás, as pessoas deste "mundo moderno", sempre tão ocupadas, correm um risco ainda maior: o de passar pela vida sem vê-la e sem vivê-la. Homens e mulheres com seus sapatos e sentidos fechados, vivem quase sem sentir e tocar a terra que lhes dá o ar de cada dia.

O borbulhar de vida acontece a toda hora e a todo momento diante de nossos olhos, mas só podemos percebê-lo e senti-lo se estivermos presentes no aqui e agora. Normalmente não é o que acontece. O presente fica de lado, espremido pela mente que gira em função do passado e do futuro.


Dessa forma, vamos ter pessoas ausentes e desconectadas, tanto do seu mundo interior quanto do exterior. E essa ausência de presença faz muitos estragos e buracos na convivência humana, na área familiar, profissional e social.


Se não estamos enraizados no presente, deixamos de interagir de maneira equilibrada e saudável com a vida nas suas mais variadas formas. Vida que cortamos dentro e fora de nós. Os sentidos ficam entorpecidos. Não ouvimos as preces da Existência sendo expressas através do riso das crianças, da canção dos pássaros, do som das cachoeiras, do vento, do "farfalhar das saias verdes das árvores", como expressou a poetisa Ana Maria Gomes em 'Árvores'. Não vemos o bailado das borboletas, os olhares ternos dos mansos anciões, o florescer das plantas, o colorido do amanhecer e do entardecer, o voo pausado das garças que cruzam a imensidão do céu todos os dias acima das nossas cabeças...


Estar e ficar presente no aqui e agora, no momento do cuidado com os filhos, do banho, de molhar as plantas, de cozinhar, lavar os pratos, ou qualquer outro ato do cotidiano, é abrir as portas para nos unificarmos em nível interno e externo. Com essa totalidade de presença em tudo que fazemos, o nosso fazer adquire uma qualidade diferenciada e torna-se meditação.


Nesse ato simples de estar presente, saímos do estado de tensão, conseguimos relaxar, nossa visão clareia e se amplia. Assim, mais relaxados e com a visão mais clara, encontramos soluções para muitos dos problemas que enfrentamos.


E como permanecer no aqui e agora, sem apego ao passado e sem medo ou ansiedade em relação ao futuro? A chave é acolher o momento atual, quer o consideremos bom ou não.


Papai, certa vez, disse-me: "A vida é boa. Esteja a vida boa ou não, você a considera boa. Assim, ela fica boa. E quando você for dormir, feche os olhos e o sono vem. Você não se preocupa e dorme aquele sono bom, tranqüilo".


Ao termos a coragem de encarar a realidade como ela se apresenta, mesmo em meio às maiores tribulações, torna-se possível sair do caos mental e manter o equilíbrio interior. Ganhamos força e clareza para lidar com os problemas e, o que é melhor, saímos da reação, do papel de vítima, paramos de culpar os outros pelas nossas misérias emocionais e assumimos a responsabilidade pelos nossos atos. Aí, sim, podemos transcender nossos limites.


Esta aceitação e acolhida da vida como ela é, aqui e agora, dá-nos um forte enraizamento com o nosso centro e nos permite viver de forma madura e pacífica. Desapegamo-nos do passado e nos despreocupamos com o futuro. Nestas condições, conseguimos desembarcar efetivamente no presente que é a própria vida, quer seja nos momentos de alegria, quer seja nos de tristeza. Então, torna-se possível celebrarmos a vida de modo incondicional. 

Enildes Corrêa

7 comentários:

  1. Eu tenho um passado que me persegue, e que tento não me lembrar, mas sei que continua a marcar o meu presente e o meu futuro, Tenho melhorado deste apego mas não é facil. Marcas de infância são dificeis de apagar..

    ResponderExcluir
  2. Oi,Mari!Como eu acho difícil estar no presente eu sou o tipo de pessoa que vive devaneando entre o passado e o futuro.Sei que é fundamental estarmos conectado com o presente,mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.Tenho tentado viver mias o dia de hoje e me preocupar menos com o que virá,estou aprendendo a lidar com a minha ansiedade.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Quanta verdade...O tempo é precioso!!
    Passando para lhe desejar uma lindo e abençoado final de semana..
    Beijos:)
    Fabi Leuck
    Coisas De Mulher
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  4. Olá!!!, Deus seja contigo, tenha um final de semana abençoado,
    amiga texto ótimo a minha mãe fala todos os dia eu posso,
    vou vencer e sou amada e feliz eu acho lindo mesmo que isso não
    esteja acontecendo SUCESSO AMIGA.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  5. Olá Mari, excelente essa reflexão. Cada vez mais as pessoas passam ao lado da vida e ela é tão efemera. As pessoas não se olham, não desfrutam da natureza um bem que o Criador ofereceu para todos e por vezes a vida que poderia ser tão simples acaba num inferno. O meu lema é mesmo esse de tentar aceitar a vida como ela se apresenta em cada dia e penso que assim tudo se torna mais fácil. Bjs e ótimo domingo. Feliz Natal com Jesus. Bjs Ailime

    ResponderExcluir
  6. Que Deus abençoe seu Natal
    seja uma noite linda junto dos seus familiares,
    pois é uma noite muito especial.
    Que as estrelas dos céus brilhe sobre
    todos nós.
    Obrigada por ter convivido
    comigo mais um ano ,
    que você contiue com um lindo sorriso sendo
    anjo bom na minha vida.
    Um abraço e meu carinho.
    Um Feliz Natal para você e sua preciosa
    família.
    Que o amor de Deus
    esteja em nossos corações sempre.
    Carinhosamente, Evanir.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado a todos por este blog maravilhoso! Parabéns Mari e todos os colaboradores, sempre leio e posto textos daqui nas redes sociais e isso tem ajudado a muito gente. Que Deus abençoe a todos em nome do Mestre Jesus, amém!

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...