Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Lista de Presentes

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lista de Presentes



Quando se aproxima o final do ano, costumamos fazer algumas listas que têm o objetivo de nos auxiliar a cumprir com os compromissos aos quais nos propusemos no decorrer do ano e que acabamos deixando para trás.

Nelas estão incluídas as promessas que fizemos e nem sequer nos movemos no sentido de cumpri-las. Lista de tarefas profissionais que foram inúmeras vezes deixadas em último lugar.

Lista de compromissos sociais diversas vezes adiados.

E, com a proximidade do Natal, vem também a lista de presentes.

Então, nos esmeramos na compra de lembranças e mimos para os familiares e amigos, em um gesto simbólico de comemoração do aniversário de nosso querido amigo Jesus.

Movidos pelo sentimento de caridade que nos envolve mais intensamente, nesta época do ano, muitos oferecemos lembranças àqueles menos favorecidos e aos desamparados.

Na ansiedade de não esquecer nenhum de nossos afetos, verificamos inúmeras vezes nossa lista.

Mas, num gesto de reflexão, poderíamos incluir em nossas anotações uma lista do quanto nos fizemos presentes na vida de todas as pessoas que nos cercam.

Com certeza constataríamos o quanto ofertamos de nós mesmos às pessoas que estimamos e também àquelas que, mesmo sem conhecermos muito bem, podem ter precisado de nós em algum momento.

Paremos para pensar o quanto nos fizemos presentes na vida de nossos filhos.

Se ainda crianças, reflitamos por quantas vezes estivemos ao lado deles brincando, dando-lhes bons exemplos, ensinando-lhes as verdades e também as coisinhas mais simples e importantes da vida.

Como observar e respeitar a natureza; ou oferecer um cumprimento sincero e afetuoso às pessoas.

Quantas vezes lhes ofertamos abraços carregados de afeto e dissemos a eles que os amamos?

O trabalho, a louça suja, a casa desarrumada podem esperar. A infância não, essa passa em um piscar de olhos e não volta mais.

Oferecemos aos nossos filhos jovens e aos nossos pais o presente da companhia desinteressada, do apoio nos momentos que precisaram?

Quantas vezes os incluímos em nossos planos diários? Telefonamos para eles apenas com o intuito de saber como estavam passando?

Aos amigos, oferecemos o presente da amizade sincera?

A prática da verdadeira caridade fez parte de nossos projetos?

Não sabemos o quanto nos demoraremos nesta existência, se teremos uma vida breve ou longa. Procuremos então não adiar esses verdadeiros presentes que somos capazes de oferecer ao nosso próximo.

As lembranças que podemos comprar também têm o seu valor, e todos gostamos de recebê-las, pois demonstram carinho, afeto e gratidão.

Mas nada disso tem sentido se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes, a palavra que compreende, o olhar que conforta, o silêncio que respeita, a presença que acolhe e os braços que envolvem podem ter um valor imensamente maior do que qualquer presente material que ofertemos.

São essas atitudes que dão sentido à vida e fazem com que ela seja mais intensa, leve e feliz.

Pensemos nisso.



Redação do Momento Espírita.

8 comentários:

  1. Linda reflexão para pensar! E dessa forma se procedermos assim o Natal será todos os dias. Um beijinho e Feliz Natal com Jesus. Ailime

    ResponderExcluir
  2. oi minha amiga,

    linda lista de presentes,
    de nada adiantam os pacotes lindos embaixo da árvore se não
    houver amor...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Mari, maravilhosa lista de presentes, que bom seria se muitas pessoas dessem mais afecto, amor e atenção do que bens materiais.
    Desejo-lhe um Natal lindo e Iluminado amiga.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari,

    Linda e oportuna reflexão.
    Que no Natal e Ano Novo todos os corações possam bater no compasso do amor!

    Desejo-lhe um lindo e abençoado Natal e um ano novo recheado de sucesso e acontecimentos felizes.

    Ótima festas!

    Grata pelo carinho da companhia no decurso do ano.

    Beijossssssss.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe seu Natal
    seja uma noite linda junto dos seus familiares,
    pois é uma noite muito especial.
    Que as estrelas dos céus brilhe sobre
    todos nós.
    Obrigada por ter convivido
    comigo mais um ano ,
    que você contiue com um lindo sorriso sendo
    anjo bom na minha vida.
    Um abraço e meu carinho.
    Um Feliz Natal para você e sua preciosa
    família.
    Que o amor de Deus
    esteja em nossos corações sempre.
    Carinhosamente, Evanir.

    ResponderExcluir
  6. Belissima mensagem Mari. Hoje venho especialmente visitá-la por três razões:
    Primeiro: para pedir desculpa da minha ausência, mas a minha mãe encontra-se internada com problemas muito graves de saúde sendo o tempo disponivel e a disposição bem reduzidos.
    Segundo: para agradecer todo o carinho e amizade sempre demonstrados nas mensagens deixadas em comentários.
    Terceiro: Desejar que a Paz, Harmonia, Saúde e Amor estejam hoje e sempre presentes na sua vida. Um NATAL muito FELIZ .
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Minha querida

    Uma verdadeira reflexão.

    Que neste Natal a magia da criança que fomos esteja presente nos nossos corações...que não seja apenas uma comemoração de um dia, mas que se prolonguem por todo o ano...unindo almas com o carinho de uma palavra...o calor de um abraço...a doçura de um sorriso.

    FELIZ NATAL junto de todos os que amas

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Mari!
    Agradeço a sua presença e participação nos meus blogs ao longo deste ano. Sem você meus blogs não teriam sentido. Faço tudo especialmente para você.
    Infelizmente, por problemas de saúde, este ano eu desacelerei minhas atividades na internet. Atrasei as atualizações dos meus blogs como nunca antes. Minhas visitas aos blogs dos amigos estão atrasadíssimas. Só não me afastei do Facebook e do Twitter, pois posso publicar direto dos blogs e visitar essas redes sociais é rápido. É tudo muito prático, pois é só clicar e pronto!
    Espero retornar ao meu ritmo (quase) normal de antes. Digo "quase", pois eu ficava demais no notebook e isso deve ter acentuado o meu problema na coluna.
    Desejo que estejamos juntinhos(as) em 2014.
    Que o seu Natal e de sua família seja maravilhoso e que 2014 seja inesquecivelmente feliz!
    Meu Natal virá cheio de esperanças!
    Com desejos de dias melhores para mim,
    para minha família,
    para meus amigos
    e para o mundo!
    Meu Natal virá renovar e reforçar a minha fé!
    Será uma oportunidade de reflexão,
    de renovação,
    de aproximação da família
    e dos amigos reais e virtuais.
    Meu Natal virá com a certeza de que tudo pode se transformar.
    Tudo pode se renovar.
    Tudo pode melhorar.
    Tudo pode evoluir.
    Basta a gente querer de verdade.
    Meu Natal virá com o desejo sincero de que o seu Natal
    será maravilhoso, inesquecível e feliz.
    Boas Festas! Feliz Natal! Um excelente 2014! Que seja o melhor ano de sua vida!!!
    Meu vídeo de Natal:
    http://youtu.be/uUKifE63_WU

    Muitas beijocas!

    Sônia Silvino

    Obs.: Esta mensagem está postada no meu agregador de links 1. Hoje estou copiando e colando (o que não costumo fazer), mas após as festas prometo retornar com mais calma e passear pelos seus blogs. Grata pela sua compreensão e presença nos meus blogs mesmo com a minha ausência nos últimos meses.

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...