Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Mundo Digital

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mundo Digital


A cena é comum nos dias de hoje: reuniões sociais e profissionais, nas quais as pessoas ficam grande parte do tempo conectadas aos seus telefones móveis.
Quando chegam aos lugares, vão logo depositando à mesa o acessório e a partir daí, fica dividida a atenção. É um olho no ambiente e outro na tela do aparelho.
Parece até que tem um poder magnético, pois as pessoas são capazes de olhar mais para ele do que umas para as outras.
Estando sozinhos, a impressão que se tem é que o referido instrumento é capaz de fazer companhia ao indivíduo, substituindo a presença física de um amigo.
Quando funcionavam simplesmente como telefones não eram tão invasivos, mas hoje o seu uso está muito ampliado. Na ânsia de nos mantermos conectados com o mundo, por vezes, nos esquecemos de quem está ao nosso lado.
Priorizamos a necessidade de receber uma notícia importante, de enviar ou receber alguma mensagem ou fazer consulta para esclarecer dúvidas.
São os novos hábitos sociais.
Infelizmente, eles partem as pessoas ao meio. Metade do indivíduo fica presente e a outra metade fica ligada ao aparelho e a tudo que ele proporciona.
Temos consciência de que todo progresso tecnológico, quando empregado para o bem, traz alegria e conforto à humanidade.
São muitas as facilidades que essa nova tecnologia nos possibilita e abrir mão delas está fora de questão.
A reflexão é no sentido de utilizá-la da forma mais conveniente, com moderação e respeito aos que nos cercam.
É certo que esses aparelhos, que estão facilmente ao nosso alcance, nos trazem informações necessárias. Mas, devemos ter cuidado para que eles não interfiram em momentos fundamentais aos relacionamentos.
Estejamos atentos à forma como temos utilizado esses recursos.
Não deixemos jamais de valorizar a companhia de quem está ao nosso lado, de olhar nos olhos durante um diálogo, de escutar o outro com atenção, de se fazer presente e curtir o momento em que estamos vivendo essa ou aquela situação.
Procuremos não dar maior importância a esses aparelhos, em detrimento da atenção que possamos oferecer a quem está próximo de nós.
Os momentos passam e não voltam. Todos eles são importantes para fortalecer os vínculos afetivos que existem nos relacionamentos.
As mensagens, pesquisas, informações e tudo mais, muitas vezes, podem esperar.
Qualquer processo de reeducação é sempre mais trabalhoso do que a educação pura e simples, pois implica em deixarmos hábitos enraizados e substituí-los por outros.
Se já nos deixamos levar por esses costumes inadequados, busquemos modificá-los.
Nessa época de tecnologia avançada e de cibernética, trabalhemos em nós mesmos a capacidade de vivenciar integralmente os relacionamentos pessoais.
Busquemos desligarmo-nos do que está distante para valorizarmos e nos ligarmos verdadeiramente em quem está conosco aqui, agora.
Aproveitemos cada minuto com os amores, os afetos. Isso é insubstituível e poderá não se repetir.
Pensemos nisso: o momento é agora, enquanto estão conosco.

Redação do Momento Espírita.

13 comentários:

  1. Lindo texto, cheio de verdade.Vemos isso sempre,Pena!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. uma grande verdade sim senhora, algo que deve servir para ajudar não deveria ser tão viciante
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari!!!
    Esse isolamento é problemático, trabalho com computador e estou sempre conectada com a net por essa razão quando chega fins de semana tento evitar ao máximo!!!

    Adorei o texto!!!
    Tenha um Lindo Fim de Semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga, eu também trabalho com computador, estudo com computador, quase tudo no computador!! Apesar de precisar muito, estou tentando reduzir algumas horas gastas na telinha em prol de aproveitar mais as pessoas e os momentos! Acabamos utilizando os recursos da tecnologia com coisas desnecessárias, e que nem nos fazem bem...resolvi filtrar tudo, e dar prioridade apenas ao que me faz bem e me acrescenta!!!

      Beijinhos de luz!!♥

      Excluir
  4. Olá,Mari!!

    Que bela mensagem,amiga!! Como tudo na vida a tecnologia também precisa de equilíbrio.Tudo o que é demais, acaba se tornando prejudicial.Não sofro deste mal...rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Uma excelente reflexão! Eu sofro um pouco desse vício da net, mas tento sempre moderar.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Reflexão perfeita sobre o momento da humanidade em que boa partes das pessoas se transformaram de apêndice dos aparelhos digitais. UM abraço. Tenhas um lindo fim de semana, amiga Mari.

    ResponderExcluir
  7. Mari, quero agradecer pela visita e comentário deixado. Realmente, o ser humano está cada vez se distanciando mais por causa da tecnologia. Aquele bate papo olhando olho no olho está cada vez mais raro. As vezes por um lado toda essa parafernália nos deixam viciados; não dispenso um tete a tete.

    Bj

    ResponderExcluir
  8. Excelente seu texto para esta coisa da modernidade.Vivemos sob esta pressão da inovação tecnologica.É preciso muita arte para não se deixar envolver.Claro que sabemos de sua utilidade e finalidades, mas deixar que elas superem o nosso lado humano de ser, é o risco de toda esta parafernalia.Grato pela partilha Mari.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz.
    Belo fim de semana a voce.
    Fique com Deus.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia querida amiga, e madrinha verdade anjo a modernidade está ai basta sabermos aproveita-la de forma correta e sincera, sim claro virtualmente estamos coligados ao mundo, isso é fenomenal,sim tem de tudo nessa modernidade, o lado ruim existe mas basta saber que esse não é nosso objetivo e coler a parte da boa dessa net,por exemplo fiz e tenho vários amigos(a) que embora virtuais, dentro de nós existe a sensibilidade de uma pura amizade, sem rodeios, na paz realmente, colemos o que plantamos, basta saber fazer a escilha certa, bjs minha querida bom final de semana, na paz do criador.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  10. Linda mensagem. O momento certo é sempre o "Agora", há que aproveitar ao máximo o presente.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  11. Belo texto
    profundo meditativo
    poético
    espiritual
    seja feliz - não sei como
    chamá-la: tens dons poético
    obrigado pelo texto

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  12. Oi,Mari!Tem um vídeo japonês acho que é que ilustra bem isso, as pessoas estão conectada com o mundo e desconectadas com as que rodeiam e com elas mesmas, é triste isso. e parece ser um caminho sem volta.
    Beijossss

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...