Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Eficácia da Prece

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Eficácia da Prece


"Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes." (S. MARCOS, cap. XI, v. 24.)

Há quem conteste a eficácia da prece, com fundamento no princípio de que, conhecendo Deus as nossas necessidades, inútil se torna expor-lhas.
E acrescentam os que assim pensam que, achando-se tudo no Universo encadeado por leis eternas, não podem as nossas súplicas mudar os decretos de Deus.
Sem dúvida alguma, há leis naturais e imutáveis que não podem ser revogadas ao capricho de cada um; mas, daí a crer-se que todas as circunstâncias da vida estão submetidas à fatalidade, vai grande distância. Se assim fosse, nada mais seria o homem do que instrumento passivo, sem livre-arbítrio e sem iniciativa. Nessa hipótese, só lhe caberia curvar a cabeça ao jugo dos acontecimentos, sem cogitar de evitá-los; não devera ter procurado desviar o raio. Deus não lhe outorgou a razão e a inteligência, para que ele as deixasse sem serventia; a vontade, para não querer; a atividade, para ficar inativo. Sendo livre o homem de agir num sentido ou noutro, seus atos lhe acarretam, e aos demais, conseqüências subordinadas ao que ele faz ou não. Há, pois, devidos à sua iniciativa, sucessos que forçosamente escapam à fatalidade e que não quebram a harmonia das leis universais, do mesmo modo que o avanço ou o atraso do ponteiro de um relógio não anula a lei do movimento sobre a qual se funda o mecanismo. Possível é, portanto, que Deus aceda a certos pedidos, sem perturbar a imutabilidade das leis que regem o conjunto, subordinada sempre essa anuência à sua vontade.
Desta máxima: "Concedido vos será o que quer que pedirdes pela prece", fora ilógico deduzir que basta pedir para obter e fora injusto acusar a Providência se não acede a toda súplica que se lhe faça, uma vez que ela sabe, melhor do que nós, o que é para nosso bem. É como procede um pai criterioso que recusa ao filho o que seja contrário aos seus interesses. Em geral, o homem apenas vê o presente; ora, se o sofrimento é de utilidade para a sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, como o cirurgião deixa que o doente sofra as dores de uma operação que lhe trará a cura.
O que Deus lhe concederá sempre, se ele o pedir com confiança, é a coragem, a paciência, a resignação. Também lhe concederá os meios de se tirar por si mesmo das dificuldades, mediante idéias que fará lhe sugiram os bons Espíritos, deixando-lhe dessa forma o mérito da ação.
Ele assiste os que se ajudam a si mesmos, de conformidade com esta máxima: "Ajuda-te, que o Céu te ajudará"; não assiste, porém, os que tudo esperam de um socorro estranho, sem fazer uso das faculdades que possui. Entretanto, as mais das vezes, o que o homem quer é ser socorrido por milagre, sem despender o mínimo esforço

Allan Kardec. Da obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. 112 edição.

13 comentários:

  1. Que bom Mari, começar a semana com essa leitura enriquecedora e iluminada!!

    Obrigada!!

    Tenha uma Bela Semana!!
    Bençãos Plenas!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Mari!!!

    Lindo texto!!!É inegável o valor da prece,assim como Deus, ás vezes, precisa das nossas próprias mãos para nos ajudar!Porque quem quer ajuda tem que saber se ajudar também!
    Beijos,minha amiga!!!
    Um lindo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Se estamos vibrando no amor, estamos constantemente em prece.
    Casa contrário...são só palavras soltas ao vento.
    Beijo grande Mari e uma maravilhosa semana pra vc! :)

    ResponderExcluir
  4. Mari querida,
    Passando para deixar um beijo e desejar boa semana.

    ResponderExcluir
  5. A prece é uma vibração de Amor.
    Devemos orar para pedir a Deus que nos de força para que através do nosso livre arbítrio possamos sempre agir buscando evoluir, aprendendo e fazendo o bem.
    Tenha uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida

    Eu acredito no valor de uma prece dita com o coração, adorei e deixo o meu beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  7. Mari, a prece acalma, conforta e nos traz mais esperanças.
    Amiga, agradeço a tua compreensão com a minha demora em retribuir tuas visitas. Inventei umas pinturas aqui em casa (feitas por mim...) e estou organizando alguns armários, trocando coisas de lugar. Parece que vou me mudar. Affff! rs Aí tenho ficado menos tempo na net. Assim tudo atrasou, mas hei de conseguir colocar tudo em dia.
    Beijocas, muitas!

    ResponderExcluir
  8. Preces sempre fazem bem!!Lindo!beijos prainos,chica

    ResponderExcluir
  9. As preces, as orações, para mim, são alimento puro e límpido para a alma.
    Beijinhos de alecrim.
    Lua.

    ResponderExcluir
  10. Oi querida Mari realmante a prece é nosso meio de comunicação com o criador, que tudo vê e sabe, tenha uma terça de muita harmonia, paz e luz, bjs no coração.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  11. Amiga Mari uma linda prece faz muito bem ao meu coração
    vir no seu blog é a certeza de ler algo profundo
    alimenta meu coração.
    Linda noite amiga fica com Deus beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  12. Certo,Mari. Deus nos deu o livre arbítrio, mas também a inteligência para distinguirmos o melhor a seguir e fazer, e claro, a oração é nossa sintonia com Deus. Jesus mesmo mandava orar, e ao mesmo tempo arregaçar as mangas, Ele nunca nos quis passivos, esperando que tudo caísse do céu, mas frisando, a oração é nossa igação com Deus. obrigado pela visita ao meu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não tem uma vez que entro no seu blog e que leio algo que não me agrade, todos seus posts são edificantes e nos levam a refletir, isso é um dom que tens perceber talvez sem querer o que muitos estão precisando ouvir, obrigada pela gentileza de votar no meu blog mesmo que não ganhe o carinho dos amigos já me deixou muito feliz.

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...