Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Crítica

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Crítica


Diante dos acontecimentos chocantes do dia-a-dia e face a determinados comportamentos equivocados que recebem aplauso geral, vem-te a tentação de criticar.

Algumas palavras bem colocadas, e serão suficientes para desmascarar mandatários inescrupulosos e indivíduos subservientes de conduta vil.

Quase todas as pessoas do círculo onde eles se movimentam, conhecem- lhes as falhas. Não obstante, sorriem com falsa anuência em relação à sua forma de viver, quase os detestando.

Tu, que procuras ser honesto contigo mesmo e com o teu próximo, ficas magoado, desejoso de te referires às deficiências que caracterizam essas pessoas e esses fatos.

Este procedimento em nada ajudará aos criticados, que se irritarão, carregando-se de ódio contra ti e passando a perseguir-te, piorando a própria situação.

A crítica ácida, inspirada pela revolta ou pelo ressentimento, não contribui para a mudança delas ou das ocorrências examinadas.

Ninguém gosta de sofrer críticas, mesmo quando merecidas.

A palavra gentil de ajuda e de esclarecimento produz melhor efeito do que a acusação, irada, a censura severa.

A tua melhor maneira de criticar o erro será agir com acerto, diferenciando-te pela forma de atuar, em relação àquele que se comporta irregularmente.

A força da retidão se expressa pela conduta, muito mais do que através das palavras.

Evita a crítica, forma sutil de vingança e, não raro, de despeito sórdido.

A tua vida deve tornar-se uma lição viva de correção e dignidade, sem que estejas apontando os erros e debilidades alheios.

Divaldo P. Franco. Da obra: Episódios Diários. Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Capítulo 28. LEAL.

18 comentários:

  1. Sabe que nunca li nada do Divaldo, a não ser alguns textos em blogs. E gosto tanto... ele se expressa com um amor tão grande, como se ele só conseguisse enxergar a Imagem Verdadeira do próximo... sinto muito amor nele e em seus mentores...
    Também acredito que críticas negativas só ajudam a exteriorizar mais ainda o lado negativo do ser humano... palavras de amor e incentivo lhes dão esperanças em um amanhã melhor, com certeza...

    Como disse Cristo, quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra...

    Um dia lindo, querida!! quase não entro no FB. Não dá tempo. Mas te trago no coração... bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz querida, que bom que estás gostando dos textos do Divaldo, eu me apóio muito neles! Já fui a dois seminários do Divaldo aqui em Porto Alegre, inesquecíveis! Durante a prece de encerramento do primeiro Seminário que fui, que foi a Prece da Gratidão, caíram pétalas de rosas brancas sobre todos que estavam no Ginásio...O plano espiritual materializou as pétalas! Nem preciso dizer que me desmanchei a chorar, assim como todos os que estavam presentes!! Esse foi um dos momentos mais marcantes da minha vida...sou muito grata à Deus por conhecer a Doutrina Espírita!!

      Beijos!!♥

      Excluir
  2. “Eu posso amar os outros, mas é só amor que tenho por eles. Eles não estão dentro de mim. Deixe-os fora: pais, irmãos, família e pessoas do mundo com quem convive. Seja o que eles querem ou o que eles vêem, nada disso tem importância para você. Sinta seus próprios olhos, ouvidos e pensamentos. Como é bom ter a liberdade de pensar por si mesma! Sinta-se única e repita: “O que os outros sentem pertence a eles. Até respeito, mas não assumo. O meu é meu, pois assim quis a vida. Deixo sair de mim toda energia dos outros. Eles não têm mais forças. Não preciso saber o que querem, pensam ou sentem. Se eles se manifestarem, ainda assim não vão me influenciar. Quem pode fazer algo por si são eles. Posso até colocar uma ajuda à disposição, mas eles só se ajudam se quiserem. Não estou neles. Não assumo nenhuma crítica.
    Eu desculpo as pessoas e me solto. Liberto os outros de mim. Solto os fantasmas do meu passado e as pessoas que, por me ferirem, guardei aqui dentro. O que eles dizem ou fazem não tem valor. Eu não preciso reagir, pois as críticas não me afetam. Elas não são mais importantes. Elogios também não são importantes. À verdade, a essa sim dou valor. Essa só eu posso conhecer, através dos meus sentidos. E é neles que vou confiar daqui pra frente.”

    Faço das palavras do Gasparetto as minhas!
    Beijo grande e fique bem! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheilinha querida, as suas palavras são música para a minha mente! Sempre com lições grandiosas...Adoro Gasparetto! E, com certeza, muita sabedoria e verdade nestas valiosas palavras! Levarei sempre comigo!! Faço também minhas, as palavras dele!!

      Beijos no seu lindo ♥!!!

      Excluir
  3. Mto útil essa lição.
    Precisamos policiar sempre a nossa tendência a criticar, julgar, maldizer.
    Meu carinho e agradecimento por suas visitas sempre tão doces :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tina querida, amo o seu adorável cantinho!! O "Orai e Vigiai" que jesus nos ensinou, é a forma mais segura de nos policiarmos dessas nossas tendências...Sempre antes de criticar, devemos nos colocar no lugar do outro, de verdade, de coração, sair de nós! O que criticamos nos outros, é o que precisamos mudar em nós!!

      Beijos!!♥

      Excluir
  4. O ideal é não criticar e sim exemplificar.
    Adoro asa páginas de Joana de Ângelis.
    Beijos, Élys.

    ResponderExcluir
  5. e HÁ PESSOAS QUE SÓ SABEM CRITICAR!!!lINDO!!Obrigado pelo carinho lá e beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  6. Mari,uma msg que semeia a paz!Linda demais!Bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Hoje te convido a vir participar do meu sorteio no blog: http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-para-comemorar-meu-niver.html Leia as regrinhas...
    Desejo boa sorte!!!
    Tenha um final de semana feliz e abençoado.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá minha amiga,adorei ler seu artigo da postagem,de fato sempre agimos dessa maneira,logo criticando por não aceitar a atitude irregular de alguém,mas com certeza esta certa de que o melhor a fazer é agirmos com "uma lição viva de correção e dignidade, sem que estejas apontando os erros e debilidades alheios" Este trecho fala tudo,uma ótima lição para nós aprendermos e agirmos de forma que poça ajudar ao próximo em vez de piorar a situação..
    Tenha uma ótima sexta feira abençoada,bjos!

    ResponderExcluir
  9. olá,Mari. Um grande lembrete e lição pra todos nós. È reconfortante ler Divaldo Franco, Joana de ângelis, Chico e tantos outros. Temos que trabalhar para mudar e ser melhor. Obrigada amiga pela partilha! Beijos e feliz dia dos amigos.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mari. Primeiro obrigado pela visita no meu blog. Volte sempre. Há muito tempo li algumas coisas muito boas do Divaldo Pereira Franco, e esse também é muito bom. Sobre críticas, são necessárias, o importante é a forma como são ditas. Se for algo sem maldade, no intuito de dar alguma dica, eu gosto sim. O criticador tem que ter tato para proferir, e o criticado, precisa tem equilíbrio também para receber, aceitar e tirar bons proveitos. Acho que tudo que se faz com educação e polidez, sempre dá certo no fim. beijão.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem!
    Achei interessante este texto...seria o lado sombra de todos nós, todos somos assim as vezes e temos que pensar e agir depois...difícil, porém necessário, assim aprendemos a ser melhor!
    Bjs e um ótimo final de semana e dia do amigo!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. Olá Amiga Mari,

    Hoje é dia 20 de Junho, Dia do Amigo.

    Feliz Dia do Amigo para ti.

    Convidamos-te a ires ao Farol e trazeres para o teu blog o selinho que dedicamos aos amigos neste seu dia.

    Beijinhos dos amigos de sempre

    Argos, Tétis e Poseidón

    Um Farol chamado Amizade

    ResponderExcluir
  13. Ôi Mari! Postagem linda! Palavras sábias e importantes para todos nós refletirmos.... Obrigada pelo carinho e pelo comentário gentil!
    No início da postagem há um selo pelo dia do amigo!
    Por favor aceite-o! É de coração!
    Feliz Dia do Amigo!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amiga Mari uma excelente mensagem para refletirmos sobre a nossa forma de ser e estar para com outros. Uma critica dói sempre, um conselho é uma forma mais subtil e carinhosa de indicar o caminho certo.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  15. Tão bom quando a gente consegue se fixar
    naquilo que precisa ser feito e não precisamos
    apontar falhas alheias pra nos sentirmos valorizados
    ante superiores!

    tão bom saber que existe gente como a gente!


    saudades de tuas msgs...

    beijo

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...