Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Planeta em Alerta

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

terça-feira, 5 de junho de 2012

Planeta em Alerta


Você já parou para pensar como anda nossa relação com o ambiente em que vivemos? E o que temos a ver com a emissão de carbono na atmosfera, o conseqüente aquecimento global, a produção exagerada de lixo e um possível esgotamento dos recursos naturais no nosso planeta?

Acredita que não tem nada a ver com isso? Que até faz algo, mas que sozinho não pode mudar o mundo? A verdade é que cada um de nós é responsável por tudo isso que está aí. E se não frearmos o modelo de desenvolvimento que temos adotado acabaremos padecendo junto com a Terra. Assim, não importa se nossas ações possam parecer pequenas diante do universo, mas se elas acontecerem, influenciarão as do seu vizinho e, muito provavelmente, de toda uma sociedade.

É preciso nos lembrar que a questão ambiental está muito fortemente associada a modelos de desenvolvimento, a um projeto de civilização. O meio ambiente somos nós, o meio que nos cerca e as relações que estabelecemos com ele. Nossa qualidade de vida depende da forma como estabelecemos essa relação. Ele transcende ao gueto da fauna, flora e preservação. É muito mais que isso.

Trigueiro, jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em Transformação (Editora Globo, 2005), coordenador editorial e um dos autores do livro Meio Ambiente no Século XXI (Editora Sextante, 2003), acredita ser imprescindível que o Movimento Espírita absorva e contextualize, à luz da Doutrina, os sucessivos relatórios científicos que denunciam a destruição sem precedentes dos recursos naturais não renováveis, no maior desastre ecológico de origem antrópica da história do planeta.

“Os atuais meios de produção e consumo precipitaram a humanidade na direção de um impasse civilizatório, onde a maximização dos lucros tem justificado o uso insustentável dos mananciais de água doce, a desertificação do solo, o aquecimento global, a monumental produção de lixo, entre outros efeitos colaterais de um modelo de desenvolvimento ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto”, avalia.

Segundo Trigueiro, para nós, espíritas, é fundamental que o alerta contra o consumismo seja entendido como uma dupla proteção: ao meio ambiente, que não suporta as crescentes demandas de matéria-prima e energia da sociedade de consumo, onde a natureza é vista como um grande e inesgotável supermercado, e ao nosso espírito imortal, já que, de acordo com a Doutrina Espírita, uma das características predominantes dos mundos inferiores da Criação é justamente a atração pela matéria. “Nesse sentido, não há distinção entre consumismo e materialismo e nossa invigilância poderá custar caro ao projeto evolutivo que desejamos encetar”, alerta.

De acordo com o jornalista, uma das mais respeitadas referências em sustentabilidade no País, essa questão é tão crucial para o Espiritismo, que, na pergunta 799, de O Livro dos Espíritos, quando Kardec indaga “de que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?”, a resposta é taxativa: “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade (...)”.

Na pergunta 705 de O Livro dos Espíritos, no capítulo que versa sobre a Lei de Conservação, Kardec, ao questionar a espiritualidade “por que nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?”, recebe uma resposta que exemplifica bem o que vivemos hoje: “É que, ingrato, o homem a despreza! Ela, no entanto, é excelente mãe. Muitas vezes, também, ele acusa a Natureza do que só é resultado da sua imperícia ou da sua imprevidência. A terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se” (...).

Com essa resposta, a Espiritualidade nos mostra que o materialismo exarcebado, que o “ter por ter”, cada vez mais presente em um modelo de desenvolvimento econômico que promove a produção de bens de consumo sempre mais caros e sofisticados, precisa ser revisto. O homem começa a perceber, hoje, dados os alardes sobre o avanço da degradação do planeta, que não há como haver uma produção ilimitada deles na biosfera, que é finita e limitada. Essa produção e consumo exagerados esbarram na Ecologia. “O problema é que, em uma sociedade de consumo, como a nossa, nenhum de nós se contenta apenas com o necessário”, afirma Trigueiro. “A publicidade encarrega-se de despertar apetites vorazes de consumo do que não é necessário, daquilo que é supérfluo, descartável e inessencial, renovando a cada nova campanha a promessa de felicidade que advém da posse de mais um objeto”, analisa.

Pensemos Nisto!!

30 comentários:

  1. Uma página que vale ouro! parabéns...
    As pessoas estão comprando por comprar. Vejo isto na minha própria família;a troca,sem necessidade,
    de celular, a compra exagerada de roupas e calçados e vivem a me criticar porque me satisfaz o celular de 7 anos de uso,roupas? apenas o essencial, agora,o chocolate?hummm...este não dispenso!!rs.
    beijinhos de luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soninha, a mudança é lenta e gradual, pois estamos inseridos em uma cultura de consumo, e não será nada fácil mudar isso. Não quer dizer que não devemos adiquirir as tecnologias, modernidades, e tudo o que nos faz bem, mas ter bom senso, equilíbrio, adquirindo apenas aquilo de que realmente necessitamos. Aos poucos, vamos todos nos adequando ao uso consciente!
      Beijos!♥

      Excluir
  2. Gosto muito das sua mensagens
    elas nos mostra sempre o que é bom
    eu gosto e parabenizo sempre vc
    Bjuss
    de bom dia
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, obrigada por sua gentileza, também amo o seu cantinho!
      Cada um de nós espalhando uma sementinha de luz pela blogosfera, seremos uma vela acesa na escuridão de muitos corações que por aqui passam!!
      Beijos!♥

      Excluir
  3. oi Mari,

    tudo na vida tem que ser feito
    com equilibrio e consciência,
    somente assim não iremos nos prejudicar
    e nem prejudicar o planeta...

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô querida, tens toda a razão!
      Equilíbrio e consciência é a chave para iniciarmos a grande mudança no planeta!

      Beijos!♥

      Excluir
  4. Oi amiga Mari!

    Bom dia !!!

    Vamos fundo limpar o Mundo!Foi este o nome da peça de uma grande amiga minha,nos idos 1990,e fez sucesso na época.Todos se imbuiram do espirito de conservação e limpeza deste planeta tão maltratado...mas esta atitude durou pouco e hoje se constata a total indiferença pelo que vem acontecendo.Todos estão preocupados com suas pessoas num individualismo que beira o egoismo.
    Bjsssss e parabéns pelo texto.
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha, acredito que tudo tem seu tempo certo!
      Vamos confiar que hoje o melhor está sendo feito, e persistir na luta para salvar o nosso amado planeta!

      Beijos!♥

      Excluir
  5. Mari, lendo sua bonita crônica, lembrei-me de uma apropriada frase: "Para mudar o mudar o mundo, é preciso mudar a si mesmo". Amiga, um beijo! Paz Profunda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Shirley...a mudança começa em cada um de nós!
      E assim, vamos contagiando os nossos familiares, os amigos, colegas de trabalho...
      Beijinhos!♥

      Excluir
  6. Quando vamos dormir, ou nos alimentar, não gostamos de uma cama limpinha, ou uma mesa bem asseada, talheres bem cuidados? Não gostamos de andar pela sala sentindo o chão sob os pés limpinhos também? Sim... porque é nossa casa, é onde vivemos. O planeta, da mesma forma. É nossa casa, é nele que andamos, que vivemos. E o tratamos tão mal., Jogando lixo na rua, é o mesmo que estar jogando lixo na própria sala. beijão. Gostei muito, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, concordo com você! Devemos ter para com o planeta, o mesmo cuidado que temos para com a nossa casa e com o nosso corpo! Afinal, vivemos todos juntos nesta "grande morada", que nos acolhe e sustenta com tanto amor!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  7. Querida Mari é triste o que estamos fazendo com a natureza, muito triste mesmo, eu a pouco tempo estive em Manaus e fiquei muito triste com o desmatamento de nossas florestas, é uma vergonha o desmatamento são quilometros de madeiras empilhadas para venda, e guardadas por homens fortemente armados, são os chamados madeireiros, e com isso nossa maior fonte de ar, agua, alimentação e principalmente óxigenio, está se esgotando, bjs minha querida, boa terça, luz e paz, para você.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo Vanderlei, imagino como você se sentiu, vendo este cenário...Mas, vamos persistir, lutar, acreditar que um mundo melhor é possível sim, e já está começando! Por trás de tanto desrespeito e desamor à natureza, muitas pessoas já estão fazendo a sua parte e colaborando para um mundo melhor!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  8. Oi, minha querida!! primeiro agradecer ao seu carinho e palavras tão lindas lá no blog.
    Estamos mesmo sintonizadas... a Natureza... como precisa da nossa proteção, do nosso carinho, atenção e amor. E é isso que devemos fazer, levar sementinhas e plantar. Eu acredito no ser humano. Acredito no Bem. Acredito na Natureza Divina que em cada um habita. E acredito que há conserto. Não nos deve restar dúvidas, somente fé e esperança. E um dia, sei que há de vermos o paraíso manifestado por aqui também, meio a essa magnífica e sublime Natureza. Eu creio!

    Flor, me deixe o seu email, primeiro para que possamos nos comunicar fora do blog, e depois para que eu te envie o vídeo que comentei no post, que é tão lindo.
    Um beijo querida! e repetir que é bom demais ter encontrado voce...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Lizete, também estou muito feliz por ter encontrado você!! Uma pessoa iluminada...
      Gosto muito da sintonia que existe entre nós!!
      Vou deixar meu e-mail lá no seu blog, pra que possamos nos comunicar melhor!!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  9. Minha querida

    Passando para deixar um beijinho e gostei daqui.
    Esta mensagem é muito verdadeira...estamos a sujar o leito onde nos deitamos.
    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda ao meu recanto de paz!!
      Faço minhas as suas palavras...precisamos cuidar melhor da nossa grande casa!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  10. Mari, boa noite!
    É um problema que me aflige, adoptamos maus hábitos e é urgente que cada um de nós comece a agir de maneira diferente. Eu já o faço e ensino os meus filhos, sei bem que se for só eu, é pouco, mas mais vale pouco que nada.
    Tenho vizinhos que não se preocupam nada com o planeta, não separam os lixos, gastam água de uma forma assustadora lavar terraços, enfim!!!

    Quanto ao consumo, também não o faço de uma forma exagerada, não são os bens supérfluos que me fazem feliz... Também se fossem, seria infelicíssima, já que a minha vida não me permite luxos.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana querida, pois é, infelizmente não podemos mudar as pessoas. Só podemos fazer aquilo que achamos que é correto e contagiar essas pessoas aos poucos, pois isso é uma questão de consciência. Os exemplos valem mais do que todas as palavras!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  11. é, o planeta esta em perigo!
    se todos fizessem sua parte, por menos que seja... mta coisa mudaria!

    otimo dia!!
    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, e já está mudando!
      Embora não pareça, muitas pessoas já estão conscientes do mal que estão fazendo a sí mesmas, destruindo a natureza!! Só que esta mudança demora, é aos pouquinhos que ela vai se operando...mas o bem sempre contagia!! Vamos acreditar e contribuir!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  12. Precisamos urgentemente cuidar do nosso planeta,,,do nosso habitat...beijos de bom dia pra ti amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everson, vamos fazendo a nossa parte e compartilhando esta idéia!!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  13. Oi Mari agradecida pela sua visita, trouxe bastante energia positiva, obrigada pelo apoio, beijos☻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço a sua agradável visita, seja sempre muito bem vinda ao meu recanto de paz!!

      Beijinhos!♥

      Excluir
  14. Este é um problema que cada um de nós tem que buscar na medida do possível fazer as sua parte para ajudar o planeta.
    Beijos.
    Élys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, querido Élys!
      E vamos fazendo a nossa parte...

      Beijinhos!♥

      Excluir
  15. Meio Ambiente realmente um assunto polêmico. Só resolvemos colaborar quando o calo aperta. Precisamos urgentemente mudar muitos conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Beatriz, e os calos já começaram a apertar por aí...
      Vamos cada um fazendo a sua parte para mudar este cenário!!

      Beijinhos!♥

      Excluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...