Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Estamos Valorizando o Amor?

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

terça-feira, 12 de junho de 2012

Estamos Valorizando o Amor?

O amor desvirtuado de seu profundo e verdadeiro significado, convive com o homem há milênios. Na Grécia e Roma antigas, por exemplo, já ocorriam entre os poderosos, banquetes regados à bacanais. Em Jerusalem, bem antes de Cristo, já existia a prostituição como forma de renda. E assim por diante...

No entanto, o amor corrompido vem competindo durante todos esses séculos com uma outra forma de amor: o amor romântico, aquele que aposta na conquista pela sensibilidade e honestidade de sentimentos, embora a cultura moderna tenha deformado em parte, a imagem do ideal romântico.


O Dia dos Namorados, portanto, tenta resgatar o romantismo entre seres humanos que se amam, e exaltar o amor como forma de valorização do próprio homem.


Esta data, sobretudo, leva-nos à reflexões sobre o significado do amor em nossas vidas, ou seja, até que ponto estamos dando a devida importância à energia que promove o equilíbrio e a felicidade nas relações humanas? Estamos, suficientemente, valorizando o amor em nossas vidas?


Entre dramas domésticos, tragédias consumadas, declarações apaixonadas, separações e relações (re)assumidas em nome do amor, o Dia dos Namorados representa o "lado bom" do ser humano, pois além de resgatar valores desgastados com a velocidade dos tempos modernos, (re)aproxima pelo vínculo do amor, o indivíduo do outrem.


Em época conturbada no âmbito das relações amorosas, quando os papéis do masculino e do feminino passam por alterações no contexto socio-familiar, o Dia dos Namorados ressurge como um "bálsamo romântico" para que os enamorados de todas as idades repensem a vida a partir da união entre dois seres envolvidos em compromisso de amor.


Dia para refletir a respeito do que motiva as desavenças, os ciumes, os desequilíbrios que tornam muitas pessoas infelizes. Mas também, dia para refletir sobre o que torna outras tantas pessoas equilibradas, felizes e satisfeitas com seus relacionamentos.


Valorizar o amor, a começar pelo namoro, é valorizar a vida. As conquistas de uma vida tornam-se mais valorizadas quando compartilhadas e movidas pela energia da cumplicidade amorosa.


Não deixemos os aprendizados para a próxima vivência na dimensão física. O ser que hoje demonstra estar enamorado de você, pode ser um amor de outra época que retornou para voces trilharem juntos uma nova caminhada.


Caminhada que visa, acima de tudo, o crescimento mútuo, onde o compromisso com o amor assumido é a luz que orienta os seus passos na senda do progresso.


O Dia dos Namorados, portanto, elege a importância do amor diário como fator de evolução tanto material quanto espiritual entre indivíduos que apostam na felicidade possível, as suas expectativas vitais de presente e futuro.


Apesar do avanço tecnológico que elege a máquina como a vedete do tempo presente, o simbolismo da data lembra-nos que não somos robots, mas seres dotados de sensibilidade, emoções e sentimentos. E que a vida no planeta Terra ainda depende das relações humanas fundamentadas no amor.


Para os jovens, o estágio do namoro vincula-se a projetos de vida, expectativas de crescimento, esperança de constituir família, ter filhos, emprego estável... responsabilidades.


Para aqueles nem tão jovens, mas que apesar das diferenças insistem em manter a relação, o dia doze representa a possibilidade de recomeço a partir da ponderação, do diálogo aberto na tentativa de "aparar arestas" e (r)estabelecer o senso de equilíbrio que gera mais amor, um amor amadurecido pelas pequenas ou grandes conquistas mútuas.


Para aqueles que conseguem manter um longo tempo de relacionamento onde a estabilidade e o crescimento superam eventuais crises de relação, a data é lembrada - e comemorada - como uma história de amor que amadureceu com o passar do tempo....


Enfim, o doze de junho, data que comemoramos o Dia dos Namorados, deve ser um dia de reflexão para todos nós, pois refletir sobre a importância do amor em nossas vidas, representa o nível de valorização que damos a si mesmos, ao outrem e ao planeta onde vivenciamos uma intensa relação de amor.

Autor: Flávio Bastos, do site "Somos Todos Um".

19 comentários:

  1. Nessa terça feira 12 de Junho é um
    dia especial, para os eternos namorados
    Desejo a vc um dia feliz com todo amor
    que vc merece.
    Fotos , imagens,textos poesias, deixa a vida
    mai bela.. por isso vim deixar meu abraço
    com todo meu carinho
    Felicidade hoje e sempre
    Bjusss
    Rita!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de uma frase de Clarisse que diz assim: "não procure alguém que te complete, procure alguém que te transborde..." Acho que amar isso é transbordar, é dar algo que você já tem.
    Que seu dia Mari, seja inundado pela energia do amor! Grande beijo no seu coração...
    Sheila

    ResponderExcluir
  3. O Chão é a cama para o amor urgente,
    O amor não espera ir para a cama.
    Sobre o tapete no duro piso,
    a gente compõe de corpo a corpo a última trama.
    E para repousar do amor, vamos para a cama!
    Carlos Drummond de Andrade


    [ Mary eu mandei o link do teu blog para o Flavio Bastos
    lá no face. ele ficara lisonjeado pela citação)

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Fico alegre em poder contribuir com o seu blog. Grande abraço, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio, eu que agradeço a sua contribuição, com palavras tão verdadeiras e edificantes, nos possibilitando compartilhar esta beleza! Esteja sempre a vontade em meu recanto de paz!!

      Beijos!♥

      Excluir
  5. Amiga Mari, muito bom o conteúdo do texto do Flavio. Um abraço. Tenhas uma lindo dia.

    ResponderExcluir
  6. A sabedoria dos relacionamentos está exatamente em cada um manter e respeitar a individualidade do seu par! O mal é que,as pessoas qdo se relacionam,acham-se "donos" da vida de seu amor...onde pecam nisso! Nao sou boa para comentar sobre tal assunto,rsrsrsrs...se tivesse a clareza das opinioes e atitudes de hoje,talvez eu tivesse ainda casada,nao sei,ja passaram-se 30 anos dessa separaçao...uma existencia...onde,aos trancos e barrancos procurei equilibrio nos ensinamentos de Jesus. E,Parabens aos casais hoje,curtam o amor numa eternidade que dependa dos dois,e,congratulaçoes pelo texto,belissimo...abço fraterno

    ResponderExcluir
  7. Que beleza de texto, cheio de muita sabedoria, daquela que precisamos sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Mari!!!
    O amor é realmente saber valorizar a vida.
    Belíssimo texto e adorei as explicações do autor.
    Obrigada por sua visita.
    Quanto a Tininha, também espero que ela esteja bem...
    Tenha uma semana feliz e abençoada.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  9. Anjo!!! O bom de sermos amigos é que não importa como somos , o que fazemos ou onde estamos;
    O que importa mesmo é sabermos que somos amigos e que a nossa conexão é mantida pelo pulsar do nosso coração !!
    Uma linda tarde do dia dos namorados muito amor no coração.
    Obrigada pelo carinho pela presença constante
    no meu blog minha linda amizade.
    Beijos saudades receba meu carinho.
    Evanir..Tem presente na postagem ..

    ResponderExcluir
  10. Mari, lindo texto para reflectirmos sobre o verdadeiro Amor, adorei.
    Desejo-lhe um Feliz Dia dos Namorados.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari,

    O texto é oportuno e muito lindo.

    Ressalto estas palavras: "a vida no planeta Terra ainda depende das relações humanas fundamentadas no amor".

    Parabéns pela bela escolha!

    Feliz noite!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Uma feliz escolha do texto Mari.É preciso resgatar o amor, o romantismo,desarmar corações e findar com todas as formas de violencia,que dizem em nome do amor.
    Como pode em seu nome tanta covardia e maldade?
    Um carinhoso abraço Mari.
    Paz e muita luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  13. Sabedoria pura.
    amemos mais e intensamente.
    beijos ****

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente o que vemos por ai é a banalização de tudo,,,inclusive do amor...daquele amor verdadeiro...aquele que a gente acredita ser infinito em nossas almas...beijos de bom dia pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post querida..é o sentimento mais lindo e puro que existe..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito principalmente quando lembra que não somos robôs, espero mesmo que esse sentimento não desapareça, tenho lido muito a respeito e o ser humano esta cada vez mais solitário.

    ResponderExcluir
  17. Lindo... que possamos aprender a amar sem esperar em troca, incondicionalmente!!! bjo

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso...
    Hoje tirei uma folguinha para conhecer novos espaços, cheguei até aqui através do blog da amiga Rô.

    Fica aqui o convite para vc conhecer o meu espaço, será um prazer ter receber, meu nome é Ana, muito prazer Mari.

    Bom fim de semana.

    beijooo.

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...