Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Aprenda a Olhar

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aprenda a Olhar


"Na verdade, não são os acontecimentos que nos fazem sofrer. Sofremos pela maneira como olhamos para os acontecimentos".

Imagine-se andando por uma calçada com os braços carregados de pacotes e alguém colide brutalmente com você, fazendo-o cair e esparramando seus mantimentos. Quando você se levanta do meio de ovos quebrados, suco espalhado pelo chão, está pronto para gritar: “Idiota! O que há de errado com você? Está cego?”

Mas, bem antes que tome fôlego para falar, você percebe que a pessoa que colidiu com você é realmente cega. Ela também está estirada no meio dos mantimentos espalhados e não consegue se levantar, pois sua bengala está jogada no chão.

A raiva pelo tombo passa na mesma hora. Imediatamente seu coração é tomado por uma compaixão e pela demonstração de simpatia e caridade. Você logo se oferece para ajudar a pessoa a se levantar. Com certeza, pede desculpas e se preocupa em saber se a pessoa se machucou, se precisa de cuidados.

Esse é um lindo retrato de nossa vida. Quando percebemos claramente que a fonte da desarmonia e da miséria no mundo é a ignorância a respeito da dor e do problema do outro, podemos abrir a porta do coração e permitir que a graça de Deus aconteça em nós e através de nós.

Uma das maiores causas – se não a maior – de nosso sofrimento é a maneira como enxergamos a vida e tudo aquilo que nos acontece. Na verdade, não são os acontecimentos que nos fazem sofrer. Sofremos pela maneira como olhamos para os acontecimentos. Todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto. Quando privilegiamos um ponto negativo, passamos a enxergar tudo com as lentes da negatividade. O pior não está nem tanto no olhar negativo, mas na concentração estragada, encardida do olhar.

Precisamos aprender a olhar a vida pela ótica de Deus. Para isso, necessitamos de alguns exercícios contínuos de aprendizado do olhar:

- Olhar a vida como dom e presente a ser cultivado; como graça que precisa ser acolhida com responsabilidade e gratidão.

- Olhar a morte com a serenidade de quem sabe porque vive. Aliás, só tem dificuldade de olhar a morte quem não aprendeu a saborear a vida. Jesus ensinou, em Bethânia: “Se creres, verás a glória de Deus” (João 11,40).

- Olhar para si mesmo com paciência e generosidade. Às vezes é mais fácil ser generoso com os outros do que com a gente mesmo. Tem muita coisa que gostaríamos de mudar em nós que só depende de nós, mas que ainda não conseguimos. Paciência e perseverança.

- Olhar para os outros sem as armas que costumamos trazer escondidas no coração, pelo preconceito, pela inveja, pelo medo, pelo ciúme. Olhar para os outros como convite para a nossa própria melhora.

- Olhar para Deus como amor que é. Deus é Pai, que ama com amor infinito e incondicional. Precisamos treinar imaginar Deus sorrindo. A Bíblia não tem medo de afirmar que Deus gosta de rir e sorrir.

- Olhar para as coisas dando-lhes o devido lugar. Nada nem ninguém que esteja fora do coração humano é capaz de preenchê-lo. As coisas são instrumentais que nos ajudam, mas não podem ser absolutizadas.

- Olhar com caridade para aqueles que nos machucam – caridade suficiente para compreendermos que, como nós, são pessoas limitadas, fracas, falhas, sujeitas aos dissabores da vida.

- Olhar com gratidão para as pessoas que nos amam, procurando corresponder a elas. Saber-se amado é gota fundamental de cura, em qualquer tempo, para qualquer idade.

- Olhar com humor: o humor é fundamental para o equilíbrio humano. Ele nos dá a graça de tomarmos distancia de nós mesmos e dos acontecimentos. Ele nos permite colocar todas as coisas em perspectiva e tirar o tom dramático dos acontecimentos. O humor ajuda a ver a vida com olhos novos, com novos pontos de vista. O humor realça as incertezas de nossa vida, mostrando-nos que ela não é previsível. Viver é acolher cada dia, como novo – completa e absolutamente novo. O humor nos ajuda a perceber que as coisas são relativas. Quem é muito sério acaba se achando muito importante e por isso não gosta do humor, que poe em risco a máscara, a couraça, a casca que reveste o balão do orgulho prepotente. O humor ajuda a desinchar o balão, pois quebra a casca.


Do livro "Gotas de Cura Interior".

15 comentários:

  1. Um olhar certo , com atenção, faz ver e perceber o que precisamos realmente ver!!beijos, linda mensagem!chica

    ResponderExcluir
  2. É , Mari, esse é o caminho. Não é fácil, mas devemos perseverar e continuar andando, pra frente, sempre pra frente...

    Em todo o contexto desse texto está embutido o AMOR incondicional. Com disciplina, um dia, chegaremos lá...

    Beijos querida!!! pense no FB...

    ResponderExcluir
  3. Nossa,perfeição de post!
    Fiquei aqui imaginando o quanto muitas vezes nos deixamos contaminar pelo negativo,pela inveja alheia,por coisas ruins que vemos todos os dias,quando na verdade isso é o que não podemos deixar que aconteça:nos contaminar!
    A vida pode sim ter mais leveza,basta que modifiquemos aos poucos o nosso modo de ver.
    amei o post,abraço Mari,=)

    ResponderExcluir
  4. Reflexão linda! Conselhos sábios! Obrigada pelo carinho!
    Uma quinta-feira abençoada!
    Um final de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. linda,linda,linda...e emocionante! amiga,quiçá possamos,em qualquer circunstancia de nosso dia a dia,agirmos com benevolencia...indulgencia...paciencia...e,acima de tudo AMOR AO PROXIMO,sejam quais forem nossos momentos dificieis!O ser humano vive ultimamente tao voltado para "sí mesmo" que nem se apercebe das chances ofertadas pelo pai maior a todos nós diariamente...uma delas,estarmos vivos para mudarmos a cada necessidade espiritual!abço fraterno

    ResponderExcluir
  6. "Na verdade, não são os acontecimentos que nos fazem sofrer. Sofremos pela maneira como olhamos para os acontecimentos".

    Querida essa frase já diz tudo
    Abraços pelo belo post
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente sofremos pela forma que encaramos a vida e olhamos para os problemas que nos chegam, encarando-os, muitas vezes, de forma maior do que realmente são!!!
    Muito linda a reflexão!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, te achei na blogosfera...
    Ameiii seu bloguinhooo ")

    Tô te seguindoo..

    Me visita tbm, vou adorar.
    http://lidiepaulo.blogspot.com.br/]

    Beijocas :*
    Ótima 5ª Feira ")

    ResponderExcluir
  9. Como bem disse meu querido e sábio Saramago:
    "Se podes olhar: vê. Se podes vê: repara."
    Obrigada pelos seus comentários e visitas sempre doces :)

    ResponderExcluir
  10. Amiga,
    Uma mensagem recheada de ensinamentos e que tanto mexeu comigo.
    Tantas vezes que complico a minha vida!
    Olhar e viver como Jesus nos ensinou!
    Grata pela sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal e sábios conselhos...vou guardar isso comigo, é bom ler e lembrar as vezes...acho que preciso olhar a vida com mais humor...
    Adorei!
    Bjs e obrigada!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. oi Mari,

    ainda hoje conversava com uma
    amiga sobre como mudar o foco do nosso olhar
    para a vida...
    perfeito!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Que tenhamos sempre bons olhos pras coisas do mundo...olhos serenos plenos de amor...beijos de bom final de semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,Mari!!!

    Mensagem excelente,amiga!!!!Como faz diferença na vida a maneira que olhamos tudo!!!Podemos viver nun constante tormento ou na tranquilidade...depende de nós!
    Beijos!!!!Ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  15. Amiga, passando para te desejar um feliz final de semana.
    Beijinhos de violeta.
    Lua

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...