Aum ॐ Meu Recanto de Paz: O Trabalho

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

terça-feira, 15 de maio de 2012

O Trabalho


Desde o ser mais rudimentar até os espíritos angélicos que velam pelos destinos dos mundos, cada um executa sua obra, sua parte, no grande concerto universal.

Penoso e grosseiro para os seres inferiores, o trabalho suaviza-se à medida que o espírito se purifica. Torna-se uma fonte de gozos para o espírito adiantado, insensível às atrações materiais, exclusivamente ocupado com estudos elevados.

É pelo trabalho que o homem doma as forças cegas da natureza e preserva-se da miséria; é por ele que as civilizações se formam, que o bem-estar e a ciência se difundem.

O trabalho é a honra, é a dignidade do ser humano. O ocioso que se aproveita, sem nada produzir, do trabalho dos outros não passa de um parasita. Quando o homem está ocupado com sua tarefa, as paixões aquietam-se. A ociosidade, pelo contrário, instiga-as, abrindo-lhes um vasto campo de ação. O trabalho é também um grande consolador, é um preservativo salutar contra as nossas aflições, contra as nossas tristezas. Acalma as angústias do nosso espírito e fecunda a nossa inteligência. Não há dor moral, decepções ou reveses que não encontrem nele um alívio; não há vicissitudes que resistam á sua ação prolongada.

O trabalho é sempre um refúgio seguro na prova, um verdadeiro amigo na tribulação. Não produz o desgosto da vida. Mas quão digna de piedade é a situação daquele a quem as enfermidades condenam á imobilidade, à inação! E quando esse ser experimenta a grandeza, a santidade do trabalho, quando, acima do seu interesse próprio, vê o interesse geral, o bem de todos e nisso também quer cooperar, eis então uma das mais cruéis provas que podem estar reservadas ao ser vivente.

Tal é, no espaço, a situação do espírito que faltou aos seus deveres e desperdiçou a sua vida. Compreendendo muito tarde a nobreza do trabalho e a vileza da ociosidade, sofre por não poder então realizar o que sua alma concebe e deseja.

O trabalho é a comunhão dos seres. Por ele nos aproximamos uns dos outros, aprendemos a auxiliarmo-nos, a unirmo-nos; daí à fraternidade só há um passo.

Do livro: Depois da Morte – Léon Denis

14 comentários:

  1. Lindo texto sobre o trabalho que tão bem faz para nós todos! Claro, gostamos das férias, da molezinha, mas ele faz falta! Preenche a mente e não deixa caramiolas entrarem,rssr beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. amiga querida,é salutar chegar até seus textos! vc tem uma docilidade em escrever cada tema,que nos encanta!Falar em trabalho,é dignificante por demais!na semana retrasada,o tema da mocidade foi exatamente esse...trabalho! E,qdo levamos para a visao espirita,é melhor ainda!parabens amiga querida,parabens por tudo que nos ensina aqui,parabens,abço fraterno

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso texto..indubitavelmente o trabalho é uma preciosa BENÇÃO, seja o momento que for em nossas vidas!
    Minha flor, tenha um boa tarde, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Ah me veio agora na cabeça... há a frase que diz: quem canta seus males espanta...eu sempre brinco e digo: quem trabalha, seus males espanta rssr, bjos

    ResponderExcluir
  5. Todo trabalha é digno e gratificante. Seja ele qual for.
    Lindo texto, parabéns.
    Beijinho de alecrim.
    Lua.

    ResponderExcluir
  6. Mari, vc repaginou seu blog. Está lindo! Sempre q queira pode publicar postagens do meu blog. Afinal, além de os textos não serem meus, meu objetivo é a divulgação da doutrina. Obrigada por suas palavras. Muita paz!

    ResponderExcluir
  7. É pelo trabalho que forjamos nosso carater,por isso se diz que sem trabalho o homem se mata e se humilha.Belo texto Mari com esta otima reflexão.Que o trabalho nos seja sempre oferecido e que saibamos dele tirar o que nos faz crescer.
    Uma bela semana de paz e luz a voce.
    Hoje dia da familia e que a sua esteja sempre abençoada.
    Meu abraço.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho sustenta o corpo e enobrece a alma! Parabéns pela postagem linda! Bjãozão! Ótima quarta-feira!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi Mari,


    as vezes é muito bom o repouso,
    mas ele só é tão esperado e gostoso quando temos nosso trabalho...
    trabalhar é ser produtivo,
    é ser uma pessoa melhor e
    ocupar a mente com coisas sãs...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia querida, obrigado pela visita e carinho, seu recanto de paz, é nosso também, pois nele encontramos a paz necessária em suas postagens.
    Quem de manhã compreendeu os ensinamentos da sabedoria, à noite pode dormir contente. Tenha um Bom Dia!
    bjs no coração e afagos na alma.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  11. trabalhar, trabalhar trabalhar...
    nada melhor q fazermos algo que gostamos...
    ele naum vira fardo!

    bjos linda!

    ResponderExcluir
  12. .


    Vim devolver o beijo
    que você deixou por lá.

    Palhaço Poeta
    Mais amigo que palhaço.





    .

    ResponderExcluir
  13. O trabalho é uma benção, preenchendo o tempo, eliminando a ociosidade, e nos permitindo ajudar o planeta a crescer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. e quando trabalhamos em algo que gostamos tudo se desenvolve com mais harmonia
    bjs

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...