Aum ॐ Meu Recanto de Paz: A Importância de Ser e de Ter Amigos

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Importância de Ser e de Ter Amigos


Ter e ser amigo são experiências das mais profundas que se pode viver. Traz sentimento de liberdade, de poder se expor e de compartilhar experiências de modo totalmente espontâneo e franco, ao mesmo tempo que íntimo. Neste tipo de relação de confiança recíproca, amigos espelham-se um no outro e a partir disso costuma acontecer a dança de papéis onde ora se é o amigo, ora o irmão, ora o pai, ora a mãe e por aí vai, tudo no intuito da ajuda mútua.

Mas como chegar nesse lugar? É fácil? Simples? Como estamos no quesito amizade em pleno século XXI?
- Na filosofia política do mundo grego, a amizade entre os cidadãos era o vínculo de coesão da sociedade, hoje, porém, representam sinônimos de relações vazias e superficiais. Será?
Na amizade real, a sensação que fica é a da liberdade de poder se expressar naquilo que estamos sendo no momento e como consequência, esclarecimento maior sobre nós mesmos e sobre a vida.
O não-julgamento do amigo, mais o centramento provocado pela luminosidade do encontro permite expansão genuína de amor, respeito e cumplicidade somados à expansão das afinidades.

O encontro amigo evoca rompimento com inúmeros preconceitos e certamente nos farão pensar sobre outros tantos dogmas por nós navegados de modo cego. A aceitação do outro leva ao conhecimento inequívoco de nós mesmos. Na amizade sincera, é inevitável todos saírem da própria superficialidade cedendo lugar à maior intimidade e aprofundamento em si mesmo. Logo no início das amizades, muitas pessoas imaginam-se íntimos e profundos, mas ainda estão à beira de um processo onde fatalmente ocorrerão as brigas e desacordos, constructos de relacionamentos maduros, para que aprendizados se estabeleçam.

Uma amizade salutar ou mesmo um grupo de amigos saudáveis promove autoconhecimento diferenciado. É através das relações de amizade que se consegue transitar nos mais diversos ambientes emocionais e onde paradoxalmente se aprende a ter autonomia sobre todo tipo de escolha, inclusive, sobre as próprias amizades.


Muitas vezes, procura-se algo no outro sem saber ao certo o que se deseja. Hoje em dia, a busca parece que está em se obter multidões de amigos provocando o armazenamento dos mesmos, vide facebook. A exposição é máxima, porém, a falta do conhecimento do que faz sentido, do que é verdadeiro e íntimo acaba imperando e colaborando para aumentar todo tipo de ansiedade.

Na frenética e ainda inconsciente sede do encontro consigo mesmo, muitas vezes é pelo intermédio do outro que a virada ocorre, ou seja, que o encontro genuíno se revela. Num repente e, nunca desapercebidamente, o sagrado de estar com um amigo de verdade é sentido e vivenciado emocionantemente. Ter muitos amigos, porém, não significa que você tenha amigos de verdade.
Amigos de verdade querem o seu bem e estão com você tanto na chuva, quanto na dor, quanto na alegria.

Observe o tipo de amizade que você tem atraído para si mesmo e, se tiver alguma questão em relação, reflita o porquê disso tudo. Honestamente, pergunte-se também que tipo de amigo você tem sido? No final, veja se o que deseja para sua vida está compatível com as amizades que tem.
Evoluir é o caminho, já pensou onde você está nisso tudo? Quando se está só e sem amigos, também é um bom motivo para começar a se questionar e ver o que acontece.

Ninguém vive sozinho. Conhecemo-nos através da relação que temos com o outro. Quando não há relação alguma, há o que se pensar a respeito. 


Muitos ainda não almejam mudanças, por pior que sejam seus contextos, permanecendo no conhecido Modelo de vida único = script = certeza e segurança = vida morna. Precisamos da conquista de vários modelos para nos proporcionarmos transcendência. Portanto, amigos, amigos, amigos = modelos, modelos, modelos.

A questão não é a conquista do diferente, mas a conquista de ser você mesmo, de descobrir o que se gosta, o que não se gosta e na sequência, de usufruir de tudo com sabedoria.
Ter amigos, ser amigo, ser seu melhor amigo. Autoconhecimento, amor, vida.

Texto extraído do site "Somos Todos Um", de Sílvia Malamud

11 comentários:

  1. Os verdadeiros amigos são muito importantes na nossa vida, mas para termos bons amigos também é necessário sermos bons amigos.
    Gostei muito do seu texto, dá que pensar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá,Mari!!!

    Que texto maravilhoso para reflexão!!!Até mesmo no "quesito"amizade, conta e muito a lei da atração.Nada é por acaso.Vale uma olhada mais aprofundada para o nosso interior!Sempre.
    E vamos evoluindo!(tentando,persistindo!)
    Beijos querida!!!Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. ÓLA AMIGA VIM AGRADECER SEU CARINHO SUA ATENÇÃO E AMIZADE E MUITO BOM SENTIR-SE AMPARADA PELO CARINHO DOS AMIGOS SEU LINDO POST VEM DE ENCONTRO AOMEU AGRADECIMENTO DEIXO UM GRANDE ABRAÇO SINTO ALEGRIA E
    E HONRRA POR SER SUA AMIGA BJS COM CARINHO MARLENE

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto!!
    Graças aos Deuses eu tenho amigos...
    Poucos, mais verdadeiros e fiéis.
    E o melhor de ter amigos e realmente ser amigo.
    Tenha uma semana abençoada.
    Amei esse espaço cheio de corações, e fiquei entre esses amigos que aqui estão.
    Agradecida pela visita e, por ter deixado sua marca por lá.
    Beijinhos de jasmim.
    Lua.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ter amigos verdadeiros e procuro ser sempre um verdadeiro amigo.
    Este texto é muito bom para se refletir.
    Beijos minha amiga, tenha um linda semana.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto de reflexão...meus amigos moram todos longe...bem longe em outras cidades por onde passei !
    As vezes faz falta uma conversa...
    Bjs, uma linda semana, com paz e prosperidade!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  7. Olá Mari,

    O texto é excelente e fecha com chave de ouro : "Ter amigos, ser amigo, ser seu melhor amigo".

    Não basta ter amigo, é também preciso ser amigo, cúmplice, companheiro.
    Tive poucos amigos, pois sou seletiva quanto a uma verdadeira amizade. Hoje tenho em minhas irmãs as minhas melhores amigas.
    Multidões de "amigos", a meu ver, é mera vaidade das redes sociais.
    Amizade é outra coisa, é comunhão de almas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Amei o seu texto

    passei para visitar e agradecer por ter visitado o meu cantinho
    http://3fasesdalua.blogspot.com/

    uma linda semana para vc

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá minha flor, que lindo texto viu, escolheu sabiamente, tudo é aprendizado, aprender a compartilhar uma amizade verdadeira...xeros minha linda...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela escolha do texto, mensagem linda e importante... Tem Selo de Amizade de presente lá no Blog!
    Excelente terça-feira! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei essa mensagem especial para multiplicar para o Dia do Amigo.Não resisti compartilhei.Sempre devemos perguntar se somos primeiro amigo,irmão,pai,mãe,filho enfim se queremos devemos ser para receber.Tento,tento,mesmo que as vezes o fardo que a vida traz nos acabrunha as vezes,deixa-nos fracos,e devolvemos com o sorriso que queremos receber,com o abraço que gostaríamos de ter,com a palavra de conforto.Então apesar da tristeza,do cansaço me ausento mas retomo nos caminhos dos amigos alimentando as amizades como flor que se rega para não murchar.Um feliz DIA DO AMIGO.Obrigado por aparecer virtualmente nas redes você sabe ser especial num planeta que deseja e necessita cada vez mais de harmonia e paz.

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...