Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Enfermidades

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Enfermidades


Quando o assunto é doença, todos temos uma história para relatar. Não existe quem não a conheça, por si mesmo, ou através da experiência dos amigos, parentes, familiares, colegas.
Alguns a temem e não desejam sequer pronunciar a palavra, como se tal fato pudesse atrair a enfermidade.
O de que mais se fala é a respeito das enfermidades do corpo. Também mencionamos as várias enfermidades da mente, em seu quadro de fenômenos psicológicos e psiquiátricos, que se apresentam como insatisfações, desajustes, conflitos, alienações.
Contudo, nos esquecemos das doenças do Espírito. Ouvimos relatos assombrosos de dores amargas e continuamos indiferentes. Sabemos de crianças apartadas de seus pais, de pequeninos entregues a trabalhos árduos para sua tenra idade e isto não nos sensibiliza.
A enfermidade da impiedade que nos leva a arquitetar planos de vingança, espalhando dor e desesperança.
A doença do ódio que tanto mais nos consome quanto mais lhe fornecemos combustível, tornando-nos seres destruidores da paz alheia, semeando calúnias, difamações, envenenando pessoas umas contra as outras.
Enfermidade do ciúme que nos infelicita as horas e nos torna insuportáveis para aqueles a quem afirmamos amar de forma total.
É a falta de finalidade aplicada à existência que cria a ociosidade, que fomenta a maldade, que nos faz gastar o tempo de forma inadequada. Sem ideais a perseguir não há ações nobres a realizar e as horas passam com lentidão, sem ter algo proveitoso que as preencha.
Doença da soberba que nos faz acreditar que somos melhores do que os outros, que ninguém mais do que nós merece a felicidade, as compensações da vida, tudo de bom que se possa imaginar. Portadores de tal vírus, desprezamos afeições, esquecemos da gratidão e do quanto necessitamos uns dos outros para viver.
Todas as enfermidades do Espírito, em resumo, nos levam a esquecer e desrespeitar as leis humanas e as divinas.
E seria tão fácil acabar com todas essas doenças. Bastaria que colocássemos em pauta a nossa vontade e eliminássemos do mapa dos nossos comportamentos o egoísmo, a raiva, o medo, o ódio, a ansiedade.
O conhecimento e o respeito aos mecanismos de funcionamento da vida alteram a nossa maneira de ser e nos proporcionam a saúde real, aquela que emana do Espírito para o corpo, refletindo a nossa harmonia exterior.

Texto extraído do site "Momento Espírita"

22 comentários:

  1. Muito bom teu post, amiga Mari. Os antigos sábios gregos já diziam que mente sã é sinônimo de corpo são. Realmente precisamos corrigir nossa conduta, precisamos descer do pedestal do ego e deixar fluir os bons sentimentos.
    Um abraço. Tenhas um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo o espírito estaremos corrigindo o corpo.
    Minha amiga, tenha um ótimo fim de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, uma parte que achei muita verdadeira foi essa: "É a falta de finalidade aplicada à existência que cria a ociosidade, que fomenta a maldade, que nos faz gastar o tempo de forma inadequada. Sem ideais a perseguir não há ações nobres a realizar e as horas passam com lentidão, sem ter algo proveitoso que as preencha."
    Acredito que isso seja o que mais cria a maldade, as ações menos dignas, tenho observado isso em algumas pessoas.
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. pior q doença do corpo é a da alma!

    óitma sexta linda!
    bjao

    ResponderExcluir
  5. Com a alegria de sempre venho desejar um feliz final de semana.
    Hoje triste por dois motivos estou absutamente triste .
    A falta de respeito ainda existente no mundo
    virtual que poderia ser um mundo melhor
    de amor respeito e carinho.
    Uma vez que o mundo onde vivemos já
    convivemos com todo tipo de tragedia e
    inumeras tristezas.
    Já não tenho 20 e nem 30 anos porque será
    que não me dão a paz que tanto almejo?
    A lealdade e fidelidade das minhas amizades
    deve deixar pessoas que não faz parte do meu mundo
    muito desconforvel e acima de tudo (ESSE SER È SUJO E NOGENTO DEMAIS)
    Segundo (MOTIVO).
    Uma amiga de todos nos que amo muito
    esta passando por um momento muito dificil.
    Com o esposo em estado gravisimo meu contato com
    ela hoje é na vida real.
    Vamos orar para que Deus liberte o esposo dela de tanto sofrimento.
    Seja abençoado e de infinita paz seu final de semana.
    Fica com meu carinho e na paz de Jesus.
    Evanir..

    meu coração também esta muito triste com o problema do esposo da nossa amiga blogueira .
    Eu não tenho direito de dizer quem é mais com certeza depois que tudo passar eu posto no meu blog.

    ResponderExcluir
  6. Precisamos fortalecer os nosso pensamentos para que tenhamos um corpo físico sadio. Não é nada bom se lidar com doenças, pior ainda é a doença do espírito, como disse Cris Martins.
    Excelente post.
    Obrigado pela visita.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Acho que as doenças estão sempre apontando para algo em nós que pede por transformação. Uma vez ouvi alguém dizer que a "resistência" é um dos fatores que mais causam doenças. Quando resistimos a alguma coisa, quando não aceitamo algo a doença surge. É como nadar em um rio junto com a correnteza...fluímos naturalmente. Mas quando desejamos nadar contra a correnteza...estamos resistindo e isso sim causa dor e sofrimento.
    Beijos querida e Bom final de semana pra você! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheilinha querida, vou pensar nas suas palavras com carinho...adorei suas palavras!!♥

      Excluir
  8. Voltei para te dizer que é gratificante quando a gente faz alguém feliz e por tão pouco. Com esta maneira gostosa de escrever e cativar, você chegará ao infinito de seguidores.
    Que Deus te abençoe!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos como vocês não tem preço!! Agradeço à Deus todos os dias pela feliz idéia de criar os blogs...assim, encontrei tesouros no mundo virtual, que a vida real muitas vezes não oferece. Aqui, posso ser eu mesma, sem medo de repressão, de reprovação! Amo cada um de vocês!! São como uma família para mim!! Obrigada, querido amigo!!♥

      Excluir
  9. Olá Mari,

    O texto é excelente!
    As doenças começam no corpo espiritual e somente depois chegam ao corpo físico. Cuidando do espírito teremos um corpo saudável.

    DESTACO:

    "E seria tão fácil acabar com todas essas doenças. Bastaria que colocássemos em pauta a nossa vontade e eliminássemos do mapa dos nossos comportamentos o egoísmo, a raiva, o medo, o ódio, a ansiedade".

    ÓTIMO FINAL DE SEMANA!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Mari, voce escolheu bem o texto e generosa nesta partilha de otima reflexão.Sim estamos numa enfermaria toral,onde as piores males naõ advem do corpo e seim do espirito animalizado,que tem infectado mais e mais pessoas.Basta assistir os telejornais e ou mesmo ler algum jornal,que a gente vê o que se passa.Tudo se passa como se cada um tivesse uma guerra particular e com suas armas disparam por todos os lados,causando ferimentos incuraveis em vidas belas e perfeitas.
    Gostei amiga e lhe desejo um feliz fim de semana, imune de todas as enfermidades que assolam os espiritos e tenha a paz sonhada.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Somos aquilo que reflete nossos sentimentos... se estivermos inundados de sentimentos ruins... claro, isso nos fará mal fatalmente.

    Por isso cultivar todos os sentimentos bons... isso nos fará mais felizes e saudáveis...e por tabela, aqueles que nos rodeial se beneficarão...
    Lindo seu cantinho... é paz...muitaa paz amiga... bjs...bonfinde...

    ResponderExcluir
  12. Querida Mari vim agradecer o carinho de sua visita!
    Fique a vontade para compartilhar o que voce quizer do meu cantinho, ele pertence aos amigos e voce faz parte deles! ficarei muito feliz.
    Um grande abraço e um final de semana de muita paz a voce

    ResponderExcluir
  13. Perfeito e maravilhoso tema, Mari!
    Na maioria das vezes, nos deixamos levar pela incompreensão da dor alheia, motivados pelas mais fúteis desculpas.
    A palavra de ordem é amar, perdoar e doar sempre, sem distinção. Não podemos deixar de sentir o sofrimento de nossos irmãos, pensando que não temos nada a ver. Hoje, é aquele que sofre e padece. Amanhã, quem sabe, seremos nós a sentir o aguilhão da dor e do sofrimento.
    Adorei seu post!
    Um ótimo final de semana e um grande beijo, querida amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  14. É isso . Por de trás de cada dor de cabeça está sempre uma dor na alma . Dores essas provocadas pelos nossos comportamentos e pensamentos .
    Precisamos tentar policiarmos a nossa faceta negativa .

    Um beijo Mari

    ResponderExcluir
  15. pois...as doenças manifestam-se no corpo mas não começam por ele
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Nesse momento vivo me cuidando da depressão porque estou aprendendo a viver na solidão. Preciso alimentar minha alma antes que qualquer doença derrube-me. Mas, sou filho do Guerreiro que não se entregou. Eu Filho de Oxala e Neto de Xango

    ResponderExcluir
  17. Mari, hoje voltei para ler esse belo texto (ontem não deu tempo)...

    infelizmente a maioria das pessoas não querem ser curados das doenças do Espírito.
    Abraços! Um domingo de muita paz!

    ResponderExcluir
  18. Mari querida! Mais um post maravilhoso! Palavras e lições de vida! Para refletir, tomar consciência e ter atitude! Obrigada pelo carinho! Bjo no Coração! Excelente domingo!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Uma excelente mensagem.
    Um bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  20. Bom dia,Mari!!!

    Bela reflexão!!!Na maioria das vezes é a "doença" do espírito que acarreta todas as outras!Tudo começa no inteior de cada um.Por isso é tão importante cuidarmos dos nossos pensamentos, nossos atos!
    Por isso é tão impornante perdoar,não guardar rancores,mágoas,etc...
    Sejamos livres e saudáveis!Mente sã, corpo são! Uma frase tão pequena,tão antiga e tão verdadeira.
    Beijos,minha amiga!!!!Uma semana iluminada para ti!!!

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...