Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Não Alimente Mágoas

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Não Alimente Mágoas


Quando você pára um pouco e pensa na sua estrada humana, nos passos que já percorreu e nas experiências que viveu, consegue, sem dúvida, fazer ideia do porquê de Jesus ter afirmado que, no mundo, somente teríamos aflições.
Quase tudo é complicado na Terra. Têm-se que fazer esforços para tudo o que se quer alcançar; há que se ter paciência bastante para não se desistir das lutas, e assim por diante.

Há, porém, um tipo de relação da qual não se pode fugir sob pena de perder-se a grande chance de aprender a conviver, de amadurecer experiências, de crescer, enfim, em todos os sentidos. É a relação humana, na qual todos temos oportunidade de superar aos poucos, os próprios limites de interação social.

Como somos indivíduos criados para viver em conjunto, a vida continuamente solitária nos causaria graves sequelas à vida emocional e psicológica. Entretanto, nessa vivência conjunta vamos nos descobrindo uns aos outros, identificamos nossos pontos em comum, fracos ou fortes, nossas afinidades, mas também nossas diferenças e desafeições.

Na experiência de viver com os outros é que a alma conhece diversas formas de aflições, uma vez que os relacionamentos com pessoas muito diferentes promovem ocasiões para benfazejos aprendizados, mas também provocam frustrações incontáveis, amarguras profundas, mágoas e mesmo ódios.

Qualquer estudioso das relações humanas sabe que no mundo são impossíveis tais relações dentro de permanente harmonia. São os movimentos íntimos das almas que determinam os seus entrechoques ou os envolvimentos afetivos de qualidade.

Como não é de costume viverem as almas terrestres quadros de estabilidade íntima durante muito tempo, o que se espera é que volta e meia, surjam dificuldades, problemas, indisposições ou estresses variados entre elas.

É pensando nisso que se pode concluir o quanto é desnecessário e improdutivo viver-se carregando, no íntimo, essas mágoas e malquerenças. Ninguém há no planeta que não se aborreça quando recebe dos outros o que não gostaria de receber; contudo, também não há ninguém que, com seu modo de ser, de falar e de agir, não cause aborrecimentos e mágoas em outras pessoas, ainda que involuntariamente.

O que cabe a cada um de nós, então, é procurar resolver mal entendidos, chateações e mágoas com os recursos disponíveis do diálogo, do entendimento, da desculpa e do perdão, pois todos sofremos mágoas e também magoamos. Voluntária ou involuntariamente, estaremos sempre agradando a uns e desagradando a outros, o que faz parte dos aprendizados terrenos.

Ao pensar assim, começamos a considerar uma grande perda de tempo e um sofrimento dispensável o armazenamento de sentimentos como a mágoa ou a raiva no coração. Veremos que há tanto a se realizar de bom e de útil a cada dia, e que o tempo está tão apressado, que perde totalmente o sentido alguém alimentar mágoa na alma, qualquer que seja a intensidade.

Não se desvalorize tanto, alma amiga, porque o tempo e as energias que você dedicar a tão nocivos sentimentos serão cobrados de sua existência por meio de novas frustações e infortúnios, cumprindo-se a lei divina do retorno, até que, renovada, guarde somente compromissos com Deus e com Suas Leis, que são de absoluta harmonia.

Do livro "Ações corajosas para viver em paz", pelo Espírito Benedita Maria, psicografia de Raul Teixeira

10 comentários:

  1. oi Mari,

    adorei o texto que escolheu,
    uma maneira serena de refletir,
    vou ler e reler muitas vezes...
    obrigada!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que texto bacana, Mari.

    De muito bom gosto tua leitura.

    Mágoas realmente amargam o coração.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto,Mari!!Que teu fds seja lindo também! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Mari!!!

    Linda mensagem!!!!Guardar mágoas pra que né?!É como insistir em guardar o lixo dentro de casa, em vez de se desfazer dele na lixeira.
    Nada nos acontece por acaso...de uma forma ou de outra atraímo para nós...melhor é aprender sempre.E Só atrair coisas boas!!
    Beijos querida!!!Obrigada pela companhia tão gentil e carinhosa!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto, amiga, perfeito para iniciarmos JÁ nossa reforma íntima.
    Estou em falta com todos, pois tenho tido pouco tempo para entrar nos blogs. Mas sempre com todos vocês no meu coração.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Mari,
    Suas palavras encheram meu coração de alegria.
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Mari ,

    completamente de acordo com a mensagem . Guardar sentimentos negativos só nos envenena e atrasa a nossa evolução .
    Fazer , diariamente , um esforço para que tal não aconteça .
    Só que por vezes ... ainda somos humanos ...

    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. aah q texto tão pra mim!

    [viver, convive e deixar viver uma regrinha
    de libertaçao]


    beijo

    ResponderExcluir
  9. Mari lindissima mensagem.
    Bom restinho de domingo e uma semana maravilhosa.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,Mari!!!

    Bom começo de semana, querida!!!
    Obrigada pela palavras que me deixaste!!!
    Beijos!Tudo de bom!

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...