Aum ॐ Meu Recanto de Paz: O Sucesso e suas Patologias

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

sábado, 8 de maio de 2010

O Sucesso e suas Patologias


Esta é a maior calamidade que já aconteceu à humanidade: a idéia de sucesso, de que você tem que obter sucesso a qualquer custo, de qualquer maneira.
Todas as culturas e todas as religiões te condicionam a sentir-se negativo a respeito de si mesmo. Nenhuma pessoa é amada ou apreciada por ela mesma. Você é solicitado a provar se tem algum valor: ganhe medalhas de ouro nas competições esportivas, obtenha sucesso, dinheiro, poder, prestígio, respeitabilidade. Prove seu valor! Seu valor não é intrínseco; foi isso que lhe ensinaram. Seu valor tem que ser provado. A idéia de sucesso o tortura. E sucesso significa que você tem que competir, lutar - por meios lícitos ou condenáveis, não importa. Quando obtém sucesso tudo fica bem. O ponto-chave é o sucesso, mesmo se o alcançar por meios condenáveis. Após obtê-lo, tudo o que fez é aceitável. O sucesso altera a qualidade de todos os seus atos. O sucesso transforma meios ruins em meios bons.
Todos estão sofrendo e se sentindo inferiores. Mas ninguém é inferior e ninguém é superior, porque cada indivíduo é único - nenhuma comparação é possível. Você é simplesmente você, e não pode ser outra pessoa. E também não há necessidade. Não precisa tornar- se famoso, ser um sucesso aos olhos do mundo. Todas essas idéias são tolas.
Você só precisa ser criativo, carinhoso, consciente, meditativo... se sentir a poesia surgindo em seu interior, escreva-a para si mesma, para seu marido, para seus filhos, para seus amigos - e esqueça-se de tudo o mais! Cante sua canção e, se ninguém ouví-la, cante-a sozinho e a aprecie! Dirija-se às árvores e elas aplaudirão e apreciarão...
Você tem um sentimento negativo em relação a si mesmo porque o ensinaram a sentir-se assim. Se você julga que tem valor como é, também julgará que outras pessoas têm valor da mesma maneira como são. Perfeição é neurose.
Foram-lhe transmitidos tantos ideais e metas - ideais de perfeição - que você sempre julga não estar à altura. E os ideais são totalmente impossíveis de atingir. Você não consegue atingí-los; não há possibilidade de alcançá- los. Portanto, você nunca estará à altura. Ser perfeccionista é ser um neurótico. E a todos nós foi dito para sermos perfeitos. Imperfeição significa a possibilidade de crescer.  Aceite sua imperfeição e a idéia de ser negativo em relação a si mesmo desaparecerá. Aceite seu estado atual e não o compare com alguma perfeição futura, algum ideal futuro. Não pense em como você deveria ser! Essa é a raiz de toda patologia - desista disso. Você existe do modo como é hoje e amanhã pode ser diferente. Minha abordagem não é a perfeição, mas a totalidade. Viva o momento que se encontra totalmente disponível para você e o próximo momento nascerá dele. Jesus disse: "não pense no amanhã e olhe os lírios no campo! Como são belos." E qual é o segredo dos lírios formosos? O segredo é simples: eles não pensam no amanhã, eles nada sabem sobre o futuro. O amanhã não existe. Este dia se basta; este momento se basta. E seu sentimento de negatividade a seu respeito desaparecerá.

Extraído do Livro "Osho - Meditação para pessoas ocupadas".

Um comentário:

  1. Obrigada por dividir tão bela mensagem e verdadeira nos cobramos por coisas que não fazem sentido, beijo Lisette.

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...