Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Somos todos livres

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Somos todos livres


Você é livre para mudar.
Mude o caminho que faz tudo dia. Olhe por onde passa. Olhe o céu. Olhe as pessoas que cruzam seu caminho. Ande mais depressa ou ande mais devagar.
Estabeleça uma certa rotina no seu dia-a-dia. Rompa com determinados hábitos antigos. É preciso distinguir rotina de estagnação. A rotina é necessária para que possamos organizar nossa vida e ter tempo para desenvolver a criatividade e ampliar o autoconhecimento.
Na rotina podemos ter liberdade de atuação, pois podemos fazer as mudanças necessárias em prol do crescimento pessoal sem que seja preciso romper com tudo, apenas fazendo pequenos ajustes, sempre.
Estagnação é viver na inércia, sem perspectiva de mudar, melhorar ou crescer em nenhum aspecto, seja no âmbito pessoal ou profissional. A única maneira de sair da estagnação é o rompimento drástico.
Você é livre para escolher. Escolha aquilo que lhe faz bem. Saiba que aceitar ou não uma situação faz parte do leque de escolhas que você tem. Então, opte pelo que lhe proporciona paz de espírito. Sempre temos escolhas!
É preciso distinguir persistência de teimosia. Na persistência sempre temos uma meta que lutamos para alcançar. Na teimosia, simplesmente, não queremos abrir mão de algo; nem que seja de um sonho – mas é apenas um sonho e não um projeto ou realidade. É preciso distinguir sonho de projeto. Para o projeto estabelecemos prioridades, metas bem definidas, empenho objetivo, disciplina e esforço contínuo em sua realização. Sonho é a fantasia e a ilusão de um desejo, sem a praticidade necessária para que aconteça.
Você é livre para amar.
Primeiramente, ame as pessoas ampla e incondicionalmente, simplesmente, por serem seres humanos e almas em evolução. Inclua-se entre os seres humanos dignos de serem amados - todos o são!
Eleja as pessoas que lhe são especiais e comunique isso a elas sempre que possível.
Discrimine o que cada pessoa presente em sua vida representa para você.
Preste atenção no que cada uma delas pode lhe oferecer e o que você pode oferecer a cada uma delas. Nem sempre é o que esperamos e vice-versa. É preciso distinguir expectativas de possibilidades.
O ser humano tem como tônica em suas relações ter expectativas – sempre esperam que seus desejos sejam realizados. O que gera frustrações e decepções.
Muitas vezes as expectativas são irreais – acima das possibilidades em realizá-las; por isso é importante estar atento às possibilidades. Estar atento às possibilidades é estar atendo ao potencial do outro e da própria relação. Estar atento ao potencial do outro é conhecê-lo, é enxergá-lo como ele realmente é, e não como gostaríamos que fosse. Uma coisa é o que desejamos (expectativas que temos), outra coisa é o que é possível (as possibilidades reais).
Tudo isso é possível: somos livres para mudar, somos livres para fazer escolhas mais adequadas, somos livres para amar. Enfim, somos livres!
E como diz a sabedoria popular: só há liberdade com responsabilidade.
Quando assume responsabilidade sobre a própria vida você é verdadeiramente livre.
A verdadeira liberdade implica em auto-respeito, bem como respeito ao outro também (todos somos seres humanos).
A verdadeira liberdade passa pela ética, onde você se compromete com a sua verdade, aplicando-a em sua vida, sempre sem invalidar a verdade do outro. Ser verdadeiramente livre significa estar mais próximo de si e do outro enquanto seres humanos que somos, através de relacionamentos auto-responsáveis, verdadeiros e humanos.
Quando temos comprometimento com a vida, com ética e respeito, somos livres!
Autor: Maria Aparecida Diniz Bressani


Um comentário:

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...