Aum ॐ Meu Recanto de Paz: Gentileza

ॐ Amigos, sejam muito BEM VINDOS!! ♥

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gentileza


Danusa Leão em uma de suas crônicas recomendou: "Quando sentar num café e pedir uma caipirinha, no lugar de pedir com a cara amarrada, porque não começar com um sorriso perguntando 'será que vocês têm aqueles cajus maravilhosos para eu tomar com a melhor caipirinha da cidade?'. Se fizer isso, não tenha dúvidas de que vai receber uma resposta à altura - e também um sorriso - e a caipirinha vai ficar melhor ainda." Ou seja, gentileza gerando gentileza, todo mundo se beneficiando, tudo de bom acontecendo. E por tão pouco, não?
Pequenas cortesias, os simples olhares nos olhos quando pedimos algo (por favor, o senhor me dá três pãezinhos, muito obigada), é uma atenção mais que merecida para quem está fazendo sua função com denodo e nos ajudando a levar a vida. E instaura um pouco da mudança que almejamos para o nosso dia a dia. As ações de gentileza e cordialidade não beneficiam só quem as recebe, pois sendo gentis, nos sentimos bem, alegres, instauramos um clima de concórdia e boa vontade à nossa volta.
Gentileza gera amor e paz. Gentileza pode vir de uma palavra, de um gesto e até mesmo de um pensamento. Não é necessário dinheiro para se gerar gentileza. Quando recebemos gentileza, algo mágico acontece. Sentimo-nos predispostos para retribuir a gentileza para aquela pessoa de quem recebemos ou qualquer outra que esteja precisando. Forma-se então uma "corrente do bem".
Olhar nos olhos das pessoas, chamá-las pelo nome, dar um elogio sincero, sorrir, ceder a vaga, estender a mão e ouvir o que os outros têm a dizer são exemplos de momentos únicos e que muitas vezes têm-se tornado raros no nosso cotidiano. Gestos simples como estes evitam e ajudam a diminuir nas pessoas, comportamentos autocentrados, mau-humor, solidão, depressão e até a violência. Através da gentileza podemos construir outro mundo.
A proposta está feita. Experimente uma semana de gentileza geral. Depois avalie e veja o que mudou em sua vida. Se gostar, continue, por favor. A vida agradece!

"Autor Desconhecido"

Um comentário:

  1. Primeiramente adorei o gato!!!!
    Depois, muito bom o artigo sobre a gentileza,
    é exatamente isso, gentileza gera gentileza, e posso perceber isso no meu trabalho.
    Quando atendo o telefone e a pessoa diz "boa tarde a senhora pode me ajudar" eu me ponho a disposição, mesmo que isso me tome 40 minutos, mas se ao invés disso a pessoa já vem te acusando de ter bloqueado ou cancelado o benefício dela, ai fica difícil de ser gentil.
    o mundo precisa de gentileza e bom humom, se não a vida fica sem graça!!!

    ResponderExcluir

♥Adoro seu comentário!♥

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...